Olá amigos e amigas! Quero fazer um alerta importante sobre o problema da incidência da Tuberculose em nosso Município. Durante minhas andanças pela periferia da cidade e no atendimento a pacientes nas ações sociais que participamos, tenho percebido o aumento recorrente de casos dessa doença em nossa cidade
Resolvemos então fazer um levantamento preliminar sobre os casos de tuberculose no Município de São Gonçalo e os dados são alarmantes. Segundo dados do DataSUS/2011, 31 pessoas morreram de tuberculose no nosso município em 2011. Para se ter uma idéia da gravidade dessa doença em São Gonçalo, esse número é 180% maior do que os casos de óbito por dengue no mesmo ano. Os bairros de Jardim Catarina, Boassu, Itauna, Santa Catarina, Trindade e Santa Izabel são os que apresentam maior incidência da doença.
De acordo com a mesma pesquisa do DataSUS/2011 a proporção de cura de novos entre os anos de 2009 e 2011 caiu de 68,73% para 53,50%. Isso demonstra que houve uma queda na efetivação e qualidade do tratamento da doença. O que é muito grave.
Enquanto médico, acredito que o tratamento da tuberculose deva envolver um conceito amplo de saúde quem englobe não apenas o acesso ao atendimento e o bem estar do paciente, mas a consolidação do Sistema Único de Saúde em suas diretrizes. As alternativas devem envolver melhor adequação do sistema público de saúde, redefinição de procedimentos, inclusive no prognóstico e organogramas, estratégias de comunicação, assistência social e psicológica tendo em vista que muitas vezes o impacto social causado pela tuberculose é devastador na vida dos pacientes e suas famílias.
Esse fato pode ser comprovado quando percebemos a vinculação dos pacientes com tuberculose com outros problemas sociais como drogadição, etilismo, favelização, desemprego, desnutrição, dentre outros. Então, é importantíssimo ações intersetoriais e multiprofissionais no combate desse grave problema.
Claro que parte dos problemas é causada por uma desigual distribuição de infraestrutura, financiamento, organização e gestão, o que coloca São Gonçalo nas primeiras colocações na incidência da doença e no número de óbitos. É por isso que eu, na condição de representante do povo gonçalense, na defesa de seus interesses junto ao Legislativo e como fiscalizador das ações do Executivo, estou atento e empenhado na busca por soluções que venham melhorar a vida de nossa gente. Isso é saúde com compromisso social.
Tuberculose em São Gonçalo
Reviewed by
Dr. Armando Marins
on
19:28:00
Rating:
Nenhum comentário :